Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente

Um blog sobre tudo e sobre nada

Simplesmente

Um blog sobre tudo e sobre nada

23/09/17

122* Opinião - O mistério de Northanger de Jane Austen

100_5141.JPG

 

Olá a todos!

 

Jane Austen foi uma escritora inglesa que nasceu em 1775, tendo conquistado a admiração e o respeito de muitos leitores. As suas obras são consideradas, de certa forma, atuais ainda nos dias de hoje.

O mistério de Northanger é o primeiro livro que leio da autora e, confesso, que a história não me prendeu inicialmente, mas devido à fama da sua escrita, decidi prosseguir com a leitura e dar-lhe uma oportunidade.

A obra acompanha a jovem Catarina de dezassete anos, que a dada altura, viaja para Bath, uma cidade vizinha, para viver uns tempos com os Allen, amigos de família. No geral e na sua maioria, o livro foca-se no convívio, na socialização e no dia-a-dia de famílias abastadas. Os almoços, os passeios, as compras e os tão aguardados bailes são as preocupações principais das personagens. Claro que, para o meu gosto pessoal, o enredo não é cativante mas pouco depois de metade, o livro ganhou uma vida inesperada. Devo dizer que, independentemente do gosto pessoal pela história em si, Jane Austen sabia escrever.

Para terminar, quero realçar um pormenor. Fiquei com a impressão que a escritora usa constantemente a ironia para descrever as peripécias das personagens, como se a própria Jane, que viveu também num ambiente de alta sociedade, acha-se muito do que se passava à sua volta, ridículo. Mas claro que, esta é apenas uma impressão minha.

Se gostam de romances e intrigas com uma pitada de mistério, recomendo.

Leiam. A cultura importa!

 

Fim

3 comentários

Deixem os vossos comentários

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.